2013



Touro Ran Aymore AYM 680



Touro Ran Aymore AYM 680 se preparando para a Expogenetica 2013 em Uberaba .Ele foi escolhido junto com mais 11 Tourinhos no Brasil a participar da ATJ - Avaliacao de Touros Jovens da Embrapa Geneplus . Seus primeiros filhos irao nascer em Setembro entre as 400 doses q foram requisitadas dele para a ultima estacao de monta .



• RESERVADA GRADE CAMPEÃ EXPOPRUDENTE 2012
• CAMPEÃ NOVILHA MAIOR EXPOPRUDENTE 2012




 

SABINE AYMORÉ


• RESERVADA GRADE CAMPEÃ EXPOPRUDENTE 2012
• CAMPEÃ NOVILHA MAIOR EXPOPRUDENTE 2012

SABINE AYMORÉ - AYM 769


VENDA DA PROGÊNIE DA SALSITA DA CAMPESTRE "FAMÍLIA BIGSALSA"
100% SAID AYM 768 (SALSITA X HELÍACO)

• CAMPEÃO PROGÊNITE DE MÃE EXPOPRUDENTE 2012
• RESERVADO CAMPEÃO PROGÊNIE DE MÃE FAIVE 2012


TOURO RAN AYMORÉ - AYM 680


• TOURO CAMPEÃO DE PROVA GANHO PESO
• SELECIONADO PELA EMBRAPA GENEPLUS PARA ATJ (AVALIAÇÃO DE TOUROS JOVENS)

Nelore Aymoré 










Dr. Mencius Mendes Abrahão



Avaliação Animais Leilão 2013


Melhores índices no Embrapa Geneplus

A Nelore Aymoré trabalha na seleção de Nelore há vários anos. Fundamentada sobre matrizes oriundas dos melhores criatórios do país, prioriza características de forte impacto econômico, como: ganho de peso, habilidade materna, fertilidade e conformação de carcaça, sem deixar de lado a caracterização racial do Nelore.
A evolução genética do rebanho é nítida e comprovada pelo Programa Embrapa Geneplus, o qual a propriedade faz parte desde 2008.
A Nelore Aymoré está com índices melhores que a média das propriedades pertencentes ao Programa Embrapa Geneplus em praticamente todas as características: Total Materno aos 120 dias e ao Desmame, Peso ao Desmame e ao Sobreano, Ganho de Peso Pós Desmame, Conformação Frigorífica ao Desmame e ao Sobreano, Perímetro Escrotal ao Desmame e ao Sobreano, Idade ao Primeiro Parto, Área de Olho de Lombo, Espessura de Gordura Subcutânea e Marmoreio.
Para a seleção ser mais objetiva possível, foi criado o PGANA (Programa de Genética Avançada Nelore Aymoré). O programa consiste em um método onde são gerados índices para todas as matrizes do rebanho. Este índice é composto das seguintes informações: - 20% - Avaliação morfológica da matriz. São ponderadas 9 características fenotípicas, como estrutura, precocidade e musculatura; 30% - Avaliação genética da matriz. Gerado pelo Programa Embrapa Geneplus; 25% - Peso da produção da matriz. Ponderado com o grupo de manejo ao que o animal estava inserido; 25% - Morfologia da produção da matriz. Estrutura, precocidade e musculatura dos filhos da matriz, ponderado com o grupo de manejo ao que o animal estava inserido.
Um dos frutos de sucesso deste trabalho é o touro Ran Aymoré. Filho do Macuni do Salto em vaca Fajardo da GB, sagrou-se Campeão da 8ª Prova de Ganho de Peso a Pasto da Fazenda Natal. Pela sua avaliação e desempenho, Ran foi escolhido para o seleto grupo de touros participantes da Avaliação de Touros Jovens (ATJ) do programa Embrapa/Geneplus. Através deste programa teve seu sêmen solicitado por diversos criadores de SP, MS, MT, BA, TO e AL. A própria seleção da Embrapa Pantanal foi uma das propriedades que acreditaram e solicitaram a genética do Ran Aymoré.
Com isso obteve nos últimos anos o reconhecimento de toda a região como uma fonte produtores de ótimos touros. Todo o trabalho poderá ser conferido no 5º Leilão Nelore Aymoré.


Evolução genética da Nelore Aymoré estará presente na 37ª Faive

A Nelore Aymoré, criatório de Mencius Mendes Abrahão, promove no dia 27 de agosto, terça-feira, a partir das 19h, no tattersal do recinto de exposição “Alfredo Ellis Neto”, durante a realização da 37ª Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau), o 5º leilão de reprodutores e matrizes.
O remate reúne 60 reprodutores PO e 05 matrizes PO, filhos e filhas de grandes raçadores, como Donato de Naviraí, Quark Col, Tecelão da SM, Macuni do Salto, Helíaco da Java e Jokati de Garça.
Entre os destaques dos reprodutores, estão: AYM666, touro extremamente precoce e musculoso, filho do Macuni do Salto em vaca Chiva da Nel.; AYM786, touro jovem, filho do Cubo de Naviraí em vaca Quark Col, top 0,5% no IQG do Geneplus; AYM768 e AYM770, filhos do Helíaco da Java com uma das melhores doadoras da seleção Aymoré, a Salsita da Campestre.
Entre as matrizes, o destaque é Sabine FIV Aymoré (AYM 769). Reservada Grande Campeã na ExpoPrudente 2012, é filha de Helíaco da Java com a vaca Salsa III, irmã da fêmea Regalia, premiada nas pistas. Vem com prenhez positiva e será comercializada 50% no leilão.
O leilão contará com a participação de criadores convidados, entre os quais, Ângelo Munhoz Benko, Álvaro F. Abegão,  Arnaldo M. Borges, Carlos Viacava, José Luiz Boteon, Levy Mário Celestino, Luiz Carlos Malacrida, Valdemar Felipe e Wilson Rondó Júnior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário